sexta-feira, 6 de junho de 2008

JUNINAS-Everi Carrara e Clevane Pessoa



JUNINAS :DUO

Everi Carrara(*)/Clevane Pessoa



"Adoro pipoca,
amendoim torrado
e pé-de-MOLECA."

>>>***<<<

Em festa junina,
"quentão" é o coração
em pura adrenalina.
E o pé-de-moleque cobiçado
é...o pé daquela menina...

(Clevane pessoa)

Glossário junino:

Festa junina:festa d folclore brasileiro que, em cada região, assume diversas versões.No Maranhão , por exepmlo, os folguedos têm por principal atração o BOI, e mesmo esta teatralização dançada, tem variações:O Boi-de-matraca, o Boi de axixá, etc.Em Minas, dança-se também o cateretê.Mas em quase todos os lugares, a quadrilha é a rainha do espetáculo, uma espécie de arranjo caipira para dança de salão francesa.
Acende-se fogueiras, e, para risco geral, soltam balões juninos.
Armam-se arraiais ("Arraiá", para a corruptela de arraial, à maneira caipira antiga), o forró é a grande atração, as sanfonas e as violas ressuscitam os bailes do interior.Há cidades (Arapiraca, por ex), que atraem muitos turistas, para a festança.Fogos de artifício e brinacadeiras várias, simpatias, casamento na fogueira, laço de compadre e comadre, tudo de "mentirinha", mas até respeitado em certas localidades,qual uma cerimônia legal.As moças casadoiras pedem um marido a Santo Antonio, costume português trazido pelos colonizadores ao Brasil...
Igrejas locais aproveitam para comemorar os santos e angariar donativos para a cx paroquial.
Eu já fui rainha do S.João, em Bicas do Meio (Hoje WEenceslau Brás), quando os moços trocavam comprar votos por uma dança.Recebi a coroa de minha amiga Maria da Glória Thiago, hoje médica em lorena, S.Paulo.Depois da coroação, troquei meu vestido etéreo, de baile, róseo , por um vestidão de caipira estilizada, todo em forro de flanela, porque o frio ao pé da Serra da Mantiqueira era fortíssimo.E eu não era autorizada a beber quentão- certa feita,uma colega deu-me uns goles e passei a rir à toa...Em lugares frios , os pais não costumam ser muito rigorosos com a proibição de bebidas alcoólicas, mas meu pai o era.


Ocorre em junho, onde se festeja o Dia de Santo Antonio (13 de junho- e, na véspera, o Dia dos Namorados no Brasil), Dia de S.João (24 de junho, donde em alguns lugares, chamarem os folguedos de festa Joanina)e dia de S.Pedro (no último dia do mês).
Dadas as férias escolares, há algumas décadas, festejam-se as "Festas Julhinas", em Julho.

Pé-de-moleque:doce - de - amendoim.No poemeto, o autor faz uma brincadeira e coloca o feminino por objeto de desejo.No RN, é o nome de um bolo elaborado a partir de condimentos.

"Quentão":bebida de aguardente fervida com especiarias, muito usada em MG para espantar o frio.

Comidinhas típicas (alguns nomes mudam poer estado ou Região Brasileira);bolo de aipim(macachera ou mandioca),cocada, munguzá(ou canjica, e há a variável "manguzá"),pamonha (de leite-de-coco, de leite -de-vaca,com queijo mineiro, linguiça, temperada, doce e/ou salgada), curau (mingau-de -milho ou canjica), milho assado, milho cozido, paçoca de amendoim... etc.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial