domingo, 7 de dezembro de 2008

Outro lado de Fernando Pessoa




...“Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura”...
Fernando Pessoa.



Fernando Pessoa nasceu em Lisboa no dia 13 de Junho de 1888 Cronologia
1888 - No dia 13 de junho, nasce em Lisboa, Fernando Antônio Nogueira Pessoa.
1896 - Vai morar e estudar na África do Sul.
1905 - Regressa a Lisboa definitivamente.
1906 - Ingressa na Faculdade de Letras, em Lisboa.
1907 - Abandona o curso e funda a tipografia Íbis, que fecha as postas pouco tempo depois.
1908 - Começa a trabalhar como correspondente comercial.
1910 - Funda a revista A Águia.
1911 - Um editor americano, solicita que Pessoa traduza para português uma Antologia de Autores Universais.
1915 - Publica o primeiro número da Revista Orfeu.
1916 - O amigo Mário de Sá-Carneiro suicida-se.
1922 - Começa a colaborar com a revista Contemporânea.
1924 - Com Ruy Vaz, funda a Revista Atena.
1926 - Fernando Pessoa requeriu patente de invenção de um Anuário Indicador Sintético, por Nomes e Outras Classificações, Consultável em Qualquer Língua. Dirige, com seu cunhado, a Revista de Comércio e Contabilidade.
1927 - Começa a colaborar com a Revista Presença.
1928 - Fernando Pessoa é encarregado de fazer a primeira campanha publicitária da Coca-Cola em Portugal. Com amigos, funda a Solução Editora.
1934 - Publica o livro intitulado “Mensagem”.
1935 - No dia 30 de novembro, aos 47 anos, Fernando Pessoa morre por problemas hepáticos. — morreu na mesma cidade, em 30 de Novembro de 1935. Seu nome completo é Fernando António Nogueira Pessoa, ele é considerado um dos maiores poetas do século vinte. Produziu obras literárias em português e inglês.

Ainda muito jovem vai morar com a mãe na África do Sul, onde fez o curso primário em uma escola de freiras irlandesas — para depois ingressar na Durban High School; foi sempre considerado, com distinção, um dos melhores alunos da classe.

Viajou entre Lisboa e Durban várias vezes, mas no ano de 1905 ele deixa a família na Àfrica do Sul e regressa, sozinho e definitivamente, à capital portuguesa. Em 1906 matricula-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas abandona o curso antes de completar o primeiro ano. Contudo, o seu interesse pelas letras não foi abandonado.

Foi empreendedor e teve uma vida produtiva, mas enfrentou sucessos e insucessos comerciais. Empreendeu no comércioComércio
Em 1907 morre a avó Dionísia, que deixa-lhe uma pequena herança. Com o dinheiro monta uma pequena empresa chamada Íbis Tipografia Editora; mas desiste desse negócio pouco tempo depois.

Em 1908, iniciou a atividade de tradutor de correspondências comerciais, trabalho que se assemelha a de um “correspondente estrangeiro”; exerceu essa profissão pela vida toda.
Em 1926 Fernando Pessoa requeriu patente de invenção sobre um Anuário Indicador Sintético, por Nomes e Outras Classificações; algo semelhante a um guia de endereços.
Em 1928, funda a Solução Editora., no jornalismoJornalismo

Colaborou com várias revistas e periódicos, entre eles: A Águia, Presença, Exílio, Notícias Ilustrado, Portugal Futurista e Contemporânea, onde foi co-director e publicou O Banqueiro Anarquista, entre muitos outros textos. Em conjunto com amigos lançou as revistas Athena e Orpheu.

Em janeiro de 1926, Fernando Pessoa dirige com o cunhado, Caetano Dias, a Revista de Comércio e Contabilidade, na qual publica artigos sobre temas sócio-econômicos. Em 1928, fundou a Solução Editora; e em 1929, com António Botto, publica uma antologia de Poetas Portugueses Modernos, e na publicidadePublicidade
Em 1928 a Coca-Cola acabara de entrar no mercado português. Então é solicitado à Fernando Pessoa um “slogan” publicitário para o novo produto. Com objetividade e bom humor ele criou - “Coca-Cola: primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
A novidade vendeu como água, mas pouco tempo depois a Diretoria de Saúde de Portugal proíbe a circulação do produto, que é apontado como tóxico pelo uso (na época) da cocaína em sua composição. ; teve uma lúcida e iluminada visão da política, da economia e da sociologia.

A visão é lúcida, porque no texto O Banqueiro Anarquista, Fernando Pessoa desmascara (de maneira contundente) toda a covardia Trecho de O Banqueiro Anarquista:
...Então é que eu vi com que bestas e com que covardões estava metido! Desmascararam-se. Aquela corja tinha nascido para escravos. Queriam ser anarquistas à custa alheia... que há no comunismo e na índole dos lacaios Trecho de O banqueiro Anarquista:
...Queriam a liberdade, logo que fossem os outros que lha arranjassem, logo que lhe fosse dada como um rei dá um título! Quase todos eles são assim, os grandes lacaios!... comunistas; o que é visto também nas páginas de Filosofia e Política. O título Filosofia e Política refere-se à uma coletânea de textos seleciondos pelo proprietário deste website. Esse título não é de nenhuma obra de Fernando Pessoa, ao contrário dos outros títulos que aparecem no menu ao lado. O autor é pragmático quando escreve sobre esse assunto, ele coloca a ditadura do proletariado e o “ideal” comunista no devido lugar: a lata do lixo! Trecho de Comunismo e Catolicismo:

...Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo,...

A visão é iluminada, porque Fernando Pessoa chegou a antecipar os conceitos que hoje chamamos de Marketing. Isso mesmo! No texto A Essência do Comércio, ainda em meados dos anos 20 (sem data definida), ele expõe uma genial reflexão sobre os detalhes mais íntimos do comércio. Seria ele o precursor do Marketing?

Aproveite o Café Pensante! Em breve mais publicações! "

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial