sábado, 6 de dezembro de 2008

1000 TSURUS pela PAZ






Imagens:A)Tsurus feitos por Marilda Máximo, seus alunos e os funcuionários do centro Cultural S.Bernardo, em Belo Horizonte, MG)

b)Conto a criancinhas a história de Sadako Sasaki, abraço a Árvore da Paz (centro Cultural S.Bernardo-Poemas colocados por crianças em pernas de pau).

c):fotos da a teatralização sobre a bomba Atômica, contada pelas alunas da professora de Artes e poeta Deolinda Cornicelli Buosi (paresretação no F;E.R.A de Maringá, em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa ao Brasil.


Amigos, vejam que bela idéia , da OKIDA:mandar tsurus pela PAz para Hiroshima, onde há uma estátua da meninazinha ckamada SADAKO SASKO que , vítima da bomba atômica 9radiação), faleceu aos doze anos em um hospital.Ela ouvira falar da lenda sobre os tsurus(grous de papel, um origami japon~es, o pássaro da sortte:se fizesse cem dobraduras, teria o desejo relaizado.Ela os fazia hoospitalizada(tinha leucemia).Logo os colegas começaram a dobrar os origamis para ajudá-la.A menina queria curar-se, mas ao ver que era tarde, começou a desejar PAz ao mundo com seu trabalho- conta-se que um dia, disse a um origami:

"Escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro "Assim , Sadako Sasaki , embora fosse morrer fisicamente, ficou para sempre na memória de todas as pessoas, que do mundo inteiro, mandam tsurus á estátua que a representa.

E hoje, que aqui em Belo Horizonte, acontece a corrida na Lagoa da Pampulha, internacional, ela deve ser lembrada, pois seu sonho era ser atleta:sempre estava correndo, antes que a radiação a contaminasse.

O site tambémj fornecce o endereço no You Tube que ensina a fazer origamis de tsurus-hoje , símbolo universal da paz:

http://www.youtube.com/watch?v=lKikjNZCRbE&eurl=http://miltsuruspelapaz.wordpress.com/como-fazer-um-tsuru/

Também convido todos para visitarem meu blog Clevane Pessoa e Outras Pessoas, onde estão as fotos das alunas da professora de artes e poeta Deolinda Cornicelli Buosi(Pérola, Paraná), que levaram o esquete teatral "Ascendência do povo japonês" ao FERA(Festival Estudantil em Maringá, Pr/Brasil), de autoria dela, ao qual incorporou meus poemas MILAGRAMA(sobre Hiroshima e Nagasaki)(*) :

http://clevanepessoaeoutraspessoas.blogspot.com/2008/12/2-prola-no-feraprofdeolinda-cornicelli.html

4 Comentários:

Às 7 de dezembro de 2008 às 08:57 , Blogger MJFortuna disse...

Estar em paz é tudo que o poeta deseja para expressar seu modo de ser

Um abraço

Maria J Fortuna

 
Às 3 de janeiro de 2009 às 16:42 , Blogger Unknown disse...

A Paz está no coração de cada ser na face da Terra... Pena que muitos não sabem como fazer para que ela se espalhe pelo espaço do infinito e transborde por todo o Cosmo...
Ao Fazer a Apresentação para o Fera em Maringá/Pr, Minhas alunas e eu almejamos fortemente a Paz, pois sentimos o Horror da bomba atômica em nossas mentes...

 
Às 3 de janeiro de 2009 às 16:44 , Blogger Unknown disse...

A Arte da Poesia é como uma semente de paz, lançada no campo árido do mundo moderno...
Deolinda Cornicelli Buosi.

 
Às 6 de dezembro de 2009 às 18:25 , Blogger Animex disse...

"Já achava lindo os tsurus de origami.Agora então, fiquei mais apaixonada ainda!"
"Linda abordagem".
Parabéns!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial