quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ascenção Japonesa de Deolinda Cornicelli Buosi e Milagrama de Clevane Pessoa no FERA em Maringá-PR


Informações sobre o FERA(Festival de ARTE Rede Estudantil)
V Festival de Arte da Rede Estudantil do Paraná - 2008 -

No dia 29/08/2008, a professora ,poeta e artista plástica,Deolinda Cornicelli Beouysi, apresentaá uma encenaçãp comemorativa aos 100 anos da imigração japonesa.Suas alunas Viviane, Débora, Maria Amábile, Kaiona e Letícia, ensaiaram bastante ,para dize e interpretar ,sobre a o texto de sua mestra, sobre a ascenção japonesa..O poema MILAGRAMA, de Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Embaixadora Universal da Paz, pelo cercle de Les Ambassadeurs de La Paix(Genebre, Suiça), residente em Belo Horizonte e Consul de Poetas del Mundo, refere-se a ,especialmente, Hiroshima e Nagasaki.Clevane Pessoa de Arapujo Lopes é Vice-Presidente do IMEL (Instituto Imersão Latina) , Diretora Regional do inBrasCi, em Belo Horizonte, MG, será declamado pela aluna Viviane.

Segundo informa Deolinda o Festival de Arte da Rede Estudantil do Paraná, FERA, está disponível no portal dia a dia educação do Paraná no endereço http://www.xn--diaadiaeducao-7eb3d.pr.gov.br .

Nele apresentam-se inúmeros artistas, com oficinas para alunos e professores e depois cada escola apresenta um espetáculo que pode ser de artes literárias, teatro, dança ou música... O tema do Fera deste ano é os Centenário da Imigração Japonesa.

Ela então, escolheu recitar e encenar a destruição de Hiroshima e Nagazaki, também fazer uma apresentação na categoria teatro, encenar a música de Tetê Espíndola "Escrito nas Estrelas"... Pescador de Corações...

Segundo conta, levará o Chefe do Núcleo de Educação de Umuarama o Sr. José Guilherme e sua equipe, as considerações da autora de Milagrama,a respeito da escolha de seu poema.

Deolinda leviona e reside em Péola e om FERA acontece em Maringá, para onde viajou com as alunas, desde o dia 25.
Segundo ela, a apresentação sobre Hiroshima e Nagasaki, "está de arrepiar".


Pofessoa Deolinda Cornicelli Buosi.

Na foto de arquivo, Clevane Pessoa, Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa,escreve.


25/08/2008 às 18:38:01 - Atualizado em 25/08/2008 às 1725

Fera Com Ciência reúne 3,6 mil pessoas em Maringá -PR
AE Notícias Entre em contato

"Mais de 3,6 mil alunos e professores de 132 colégios estaduais participam a partir desta segunda-feira (25), em Maringá, da 2ª etapa do Programa Fera Com Ciência 2008. Com o tema "Integração Cultural Brasil-Japão", o evento reúne estudantes e docentes das escolas estaduais dos Núcleos Regionais da Educação de Maringá, Umuarama e Cianorte e de seis escolas municipais maringaenses, que se inscreveram para participar das 20 oficinas científicas e 16 atividades culturais que se estendem até sexta-feira (29).

A cerimônia de abertura, nesta segunda-feira, está marcada para as 19h30, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. As oficinas do Fera Com Ciência, marcadas para as manhãs, pretendem fomentar o conhecimento artístico e científico em alunos e professores. À tarde, os participantes se envolvem em atividades culturais, como exposições de trabalhos produzidos nas escolas e apresentações artísticas de alunos e professores. Durante a semana, é possível também assistir apresentações de artistas da região e visitar locais de interesse histórico, cultural, artístico e científico.

As opções culturais seguem inclusive durante os intervalos para almoço e jantar, com apresentações espontâneas e improvisadas e o chamado "Mude o Visual", em que professores e estudantes podem fazer maquiagem, pintura facial e cabelo temáticos, além de exposições e atividades artísticas".


Durante o Fera Com Ciência, a Secretaria da Educação promove a Caravana da Alfabetização, parte do Programa Paraná Alfabetizado, criado para eliminar o analfabetismo no Estado. Na Caravana, marcada para quinta-feira (28), estudantes e professores participam de uma caminhada pelas ruas centrais de Maringá, e fazem uma cerimônia para marcar o compromisso da região para superação superar o analfabetismo.

O Fera Com Ciência é uma integração do Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera) e do Educação Com Ciência, projetos desenvolvidos desde 2004 para atender à demanda da comunidade escolar por atividades artísticas, culturais e científicas no ambiente pedagógico. O evento também permite o intercâmbio entre as experiências que acontecem nas escolas de todo o Paraná. As ações do projeto estão integradas aos princípios da política educacional do Governo do Paraná e são executadas em consonância com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Paraná.

Serviço:

Programa Fera Com Ciência 2008
Quando: de 25 a 29 de agosto
Onde: Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro (Av. Colombo, 2181, Maringá)



Deolinda Para Clevane:

"Vou enviar meu endereço no seu e-mail... O Festival que vamos apresentar e chamado de FERA, está disponível no portal dia a dia educação do Paraná no endereço http://www.xn--diaadiaeducao-7eb3d.pr.gov.br é um festival de arte onde se apresentam inúmeros artistas, com oficinas para alunos e professores e depois cada escola apresenta um espetáculo que pode ser de artes literárias, teatro, dança ou música... O tema do Fera deste ano é os Centenário da Imigração Japonesa, então vamos recitar e encenar a destruição de Hiroshima e Nagazaki, também vamos fazer uma apresentação na categoria teatro, vamos encenar a música de Tetê Espíndola "Escrito nas Estrelas"... Pescador de corações, é muito legal! Quando eu voltar de conto tudo, também darei suas considerações ao Chefe do Núcleo de Educação de Umuarama o Sr. José Guilherme e sua equipe. Um grande abraço ,Deolinda"

Deolinda,para Clevane :

"Vi seu perfil e suas fotos... Temos muita coisa em comum... Me adicione na sua página de amigos assim poderemos nos comunicar mais, colorarei as fotos do Festival (Fera) no meu orkut e te enviarei também... O Milagrama e ascenção Japonesa declamados pelas alunas Viviane, Débora, Maria Amábeli, Kaioana e Letícia está de arrepiar, vou gravar tudo, vc vai ver que beleza! Veja algumas fotos do meu trabalho no meu álbum de fotografia... Um abraço. Até a volta 29/08/08".

Marcadores: ,

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Poesia da Vida_Clevane Pessoa




Card criado por Seuely Damasceno para um verso de poema-dos muitos escritos por mim, pela PAZ.

Clevane

Marcadores:

domingo, 17 de agosto de 2008

Paz-Chalom-Marco Tulio Pettinato Pereira


SHALOM


Shalom !!! Paz !!!
Esperamos tanto a paz....
Mas olha o que o homem faz....
Pare de se comportar como rapaz !
Falta hombridade no mundo que desfaz.
Não permita que a esperança jaz !
A guerra no coração traz
a tristeza, mas aliás
é um sentimento fugaz.
Quiça a sonhada paz
vai ser no planeta um fato assaz.
Não permita que a esperança jaz !
Mas.....
A guerra é como um gás
asfixiante que neutraliza a paz.
Socorro !!!. Queremos respirar a paz.
Não permita a guerra mordaz
que dilacera a esperança na sonhada paz.
Shalom !!! Paz !!!


Marco Tulio Pettinato Pereira
http://pettinato.hypermart.net
http://pettinati.cjb.net

Marcadores:

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Poema de Dymytrius




Foto:o poeta cercado de livros, em foto que lhe pedimos.

Os poetas deveriam sempre estar inseridos num contexto de solidariedade e PAZ.Darlan Tupinambá tem feito um belo trabalho: manda a outros bardos regulamentos de CONCURSOS E DEPOIS OS RESULTADOS.Aliás, ele tem obtido boas classificações e as merece .Esse espírito solidário é essencial.

Costumo dizer que ao concorrermos, nosso texto tem de estar correto gramaticalmente,
estar dentro do tema proposto-se houver- ser singular,mesmo que o assunto seja banal-
mas também deve agradar a um determinado júri, que desconhecemos e que pode gostar de outro estilo.Então, ao fator qualidade, une-se o fator sorte.
Por isso, qual o Darlan, divulgo todos os concursos , pois se a musa ou o destino quiser nos agraciar, nada nos impedirá de sermos classificados.

Conosco,Dimy, que também assina DIMYTHRYUS, participou do POESIA e PAZ e está sempre a enviar poemas e novidades pelo e-mail comum ao grupo.

Hoje, o homenageamos, com seu poema mais recente (a data deve ser 26 de julho, embora conste agosto)-pelo menos até eu abrir seu e-mail.

O Poeta domina a modulação do rítmo no verso - e gostamos de seu estilo.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa Pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa , para 8 Países Lusófonos.

Palavras roucas


Parte deste poema é corpo

Que se refaz ao vento

E se perfaz entre palavras

É vulto, versos que me desvendam.


Outra parte são pontos

Parágrafos de uma mesma folha

Braços, mãos, dedos modeladores da alma

Palavras que a psique transmite ao coração.


Parte deste poema são enigmas

Que se dispersam entre o presente e passado

Versos que me invadem

E por não encontrar abrigo, deságuam.


Transbordados de uma branca e fina folha

Transformam-se em feitiços

Essências de sonhos

Que nem sequer ousaram revelar-se.


Outra parte deste corpo é inspiração

Transpiração, ebulição

Válvulas que se disparam uma a uma

Em busca do desconhecido.


Palavras que sufocam

E se encastelam

Tingidas de alma

Transformadas em corpo débil.


DIMYTHRYUS

26/08/2008

13h.12m.

Marcadores: